data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
João Paulo Trois Fortes, 73 anos, nasceu em Santiago. Ele foi criado ao lado da irmã Dinah, que mora, atualmente, em Brasília.
O santiaguense foi casado durante quase meio século com a professora e agricultora Maria Elena Chagas Fortes, 69 anos. João Paulo e Maria Elena tiveram três filhos, Alexandre, 45, Eduardo, 41, e Manoela, 39. Deles, ganharam quatro netos, Jayme Eduardo, 14, Isabella, 9, Bernardo, 8, e Pietro, 3.
Em Santa Maria, ele trabalhou como gerente de banco. Após um tempo, passou a trabalhar em Alegrete, como representante de vendas de medicamentos. Após se aposentar, João Paulo começou a plantar soja em São Vicente do Sul, ramo de negócios no qual a família está inserida até hoje.
Na juventude, o agricultor foi jogador de futebol profissional em Santiago e o gosto pelos esportes lhe acompanhou ao longo dos anos. Além do futebol, ele também era adepto do tênis e da bocha. Entre as atividades de lazer de João Paulo, também estavam caçar e pescar.
- O pai era muito carinhoso com os filhos. Além disso, ele tinha facilidade para fazer amigos. Adorava organizar confraternizações. Ele nos ensinou que, para a vida dar certo, a família tem de estar unida - fala a filha Manoela.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
O genro Patrick lembra que João Paulo foi um exemplo de chefe de família:
- Ele era muito ativo, foi um ótimo marido e companheiro. Meu sogro também foi um pai e o avô amoroso, sempre presente na criação dos filhos e netos.
Alexandre lembra que o pai lhe ensinou a ter persistência diante dos desafios da vida. Para ele, ficam as recordações de um cidadão que priorizava as pessoas:
- Hoje, vejo a importância de termos bons relacionamentos, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. O pai era craque nesse quesito. A meta dele era formar os três filhos no Ensino Superior. E conseguiu.
João Paulo Trois Fortes morreu em 18 de novembro de 2019, vítima de um câncer de pulmão. Ele foi cremado em São Leopoldo.